Foto evento CECATE

UFG firma novo acordo com FNDE para fortalecer o transporte escolar na Região Centro-Oeste

No dia 21 de fevereiro de 2024, representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se reuniram em uma cerimônia especial no campus da UFG, em Aparecida de Goiânia (GO), para celebrar o início das atividades de um novo Termo de Execução Descentralizada (TED). Este acordo reafirma a parceria entre a UFG, por meio do seu Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate-UFG), e o FNDE, visando aprimorar a gestão do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Caminho da Escola.

O Cecate-UFG, colaborador do FNDE desde 2018, viu seu compromisso renovado no final de 2023, com o intuito de continuar apoiando o FNDE em diversas frentes, incluindo assistência técnica, monitoramento e pesquisa relacionados aos programas federais de transporte escolar. Nos próximos quatro anos, o foco principal será a capacitação de gestores, técnicos e conselheiros dos CACS/FUNDEB envolvidos no transporte dos estudantes das redes públicas da Região Centro-Oeste. Estima-se que até o final de 2027, agentes de todos os municípios da região serão capacitados.

"Propusemos levar a formação para 25% dos municípios da Região Centro-Oeste a cada ano, e a UFG aceitou prontamente esse desafio", ressaltou Lívia Moura, coordenadora-geral interina da Política do Transporte Escolar do FNDE, durante o evento. O Diretor do Câmpus Aparecida o Prof. Júlio Cesar Valandro Soares, destacou a importância do Projeto para o desenvolvimento das políticas públicas de transporte escolar no Brasil.

Fala Lívia Fala Júlio

No primeiro dia do encontro, o Prof. Willer Carvalho, coordenador do Centro Colaborador da UFG, apresentou as perspectivas para os próximos quatro anos de colaboração e discutiu os resultados já alcançados nos anos anteriores, incluindo a implementação bem-sucedida do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete).

Willer CECATE 01

Willer CECATE 02

Palestra Willer

Foto evento CECATE

O Sete, de uso obrigatório para os entes federativos beneficiários do Pnate e Caminho da Escola, oferece uma gama de funcionalidades para aprimorar a gestão e o monitoramento do transporte dos estudantes. Entre essas funcionalidades estão o cadastro de escolas, veículos e motoristas, a inserção de endereços dos alunos e a definição de rotas. Além disso, o software conta com um módulo de roteirização, que sugere rotas para o transporte dos estudantes, e permite a emissão de relatórios gerenciais e estimativas de custos do transporte escolar.

Durante o evento, que se estendeu até o dia 22 de fevereiro de 2024, os representantes da UFG e do FNDE participaram de reuniões técnicas para discutir as ações a serem implementadas nos próximos quatro anos e para detalhar os planos de formação abrangente que serão promovidos pelo Cecate-UFG nesse período.

Reunião CECATE 01

Reunião CECATE 02