Ônibus Notícia FNDE

FNDE e Cecate-UFG promovem capacitação sobre transporte escolar

Inscrições estão abertas para 23 municípios do Estado de Goiás

Ônibus Notícia FNDE

O Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecate-UFG), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promoverá capacitação para 23 municípios do Estado de Goiás nos dias 16 e 17 de maio, no Campus da UFG, em Aparecida de Goiânia-GO. A formação é voltada para gestores e conselheiros de controle social envolvidos com o transporte dos estudantes das redes públicas dos municípios convidados (lista abaixo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Lista dos municípios:

21. Senador Canedo
  22. Terezópolis de Goiás
  23. Trindade

Essa será a primeira formação no âmbito do novo acordo de parceria firmado entre FNDE e UFG para a continuidade das ações do Cecate, que foi criado em 2018. “O plano de trabalho aprovado para esse novo ciclo é bastante audacioso. Na área de formação, por exemplo, a meta é promover a capacitação de gestores e conselheiros de controle social ligados ao transporte escolar em todos os municípios do Centro-Oeste até o fim de 2027”, destaca o coordenador-geral da Política do Transporte Escolar do FNDE, Leonardo Andrade.

Este primeiro curso de formação tem por objetivo aprimorar os conhecimentos dos participantes sobre transporte escolar, apresentar os programas do governo federal, mostrar os principais aspectos de planejamento e regulação na área e ensinar a utilização do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete).

No dia 16 de maio, a capacitação será voltada a gestores do transporte escolar em cada localidade – são duas vagas por município, com preferência para servidores de carreira. No dia 17, o curso recebe conselheiros dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb), que são responsáveis por averiguar a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). Também estão reservadas duas vagas por município.

Parcerias - A iniciativa do FNDE de formar parcerias com Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) tem como objetivo apoiar os entes federativos na gestão do Caminho da Escola e do Pnate, com reforço nas atividades de pesquisa, assistência técnica e monitoramento. Outras duas universidades federais já firmaram acordo com a autarquia, no fim do ano passado, no âmbito dos programas de transporte escolar: a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que terá atuação voltada para municípios do Nordeste; e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com foco nos entes federativos do Sudeste.

Categorias: Notícias FNDE